sexta-feira, 18 de maio de 2007

Era uma vez o IRC brasileiro.

O IRC é um sistema on-line de troca de mensagens textuais, pelo qual vários usuários podem conversar ao mesmo tempo. Nasceu em 1988, na Finlândia, e foi muito utilizado pelo meio acadêmico para comunicação entre pesquisadores e estudantes. Seu primeiro momento de fama internacional foi em 1991, durante a Guerra do Golfo Pérsico, quando pessoas de todo o mundo se reuniram em um canal para ler os últimos relatos e trocar informações. Teve o mesmo uso durante o golpe contra Boris Yeltsin, em 1993, e em outras datas especiais como grandes terremotos e Copas do Mundo.

Conheci a Internet em 1995, com acesso via RENPAC. Naquela época não existia Google e a principal forma de navegação era feita por documentos indexados em Gopher. A ferramenta de busca chamava-se Veronica (Very Easy Rodent-Oriented Net-wide Index to Computerized Archives).

Outro recurso muito utilizado naquela época eram as BBS (Bulletin Board System) e foi justamente por meio de uma, a jacare.ufpa.br, que conheci o IRC. Nela, havia uma porta de acesso ao canal #brasil que ficava na EFNET. Na primeira vez foi difícil acreditar que cada nick ali conversando era uma pessoa e que elas estavam nos mais diversos lugares do mundo. Conheci pessoas incríveis e ainda hoje tenho contato com várias delas.

Em 1996, teve início a era comercial da Internet no Brasil. Muitos provedores nasceram e a maioria apoiou o nascimento do IRC cedendo máquinas onde os servidores rodavam. Lembro que a primeira rede foi criada e organizada pelo Jan (kanopus) e pelo XShadow. Participei desta rede no início e logo percebi que os poderes ilimitados que os ircadmins e os ircops possuíam eram constantemente usados de forma abusiva. Tal comportamento afugentaria os usuários comuns e impediria o crescimento maduro do IRC. Como não consegui mudar esta mentalidade, saí e criei a BrasNET.

Com apenas dois servidores (americasnet e tvfilme) e um grupo de amigos, que ainda hoje são amigos, a BrasNET foi criada com o objetivo de manter um ambiente saudável de bate-papo, entre brasileiros, com qualidade e onde não houvesse abusos por parte dos que cuidavam da rede e seus servidores. Vários provedores aprovaram esta proposta se associando à nossa rede e a quantidade de usuários foi crescendo de forma exponencial. Conhecidos que estavam distantes se comunicavam de forma fácil, assim como amizades e famílias foram formadas entre pessoas que nunca se conheceriam se não fosse pela BrasNET.

Durante os anos, tal crescimento trouxe felicidade e satisfação tanto para os que cuidavam dos recursos quanto para os usuários que se beneficiavam destes. O ponto máximo da rede se deu em 2003, quando mais de 60 mil pessoas conversavam simultâneamente na estrutura mantida por parceiros como Telemar, BrasilTelecom, Unisys, Interdotnet, Mandic e outros grandes provedores brasileiros de abrangência regional. Presenciei e combati diversos tipos de crimes via internet visando manter um ambiente saudável. Com sucesso, chegamos a ser a oitava maior rede IRC do mundo, sendo a maior ligada a um país e língua.

Tamanho sucesso gerou inveja e frustração em algumas pessoas que resolveram promover ataques à rede e seus parceiros. Os técnicos de segurança das empresas parceiras nunca trabalharam tanto para garantir a continuidade dos serviços e bloquear tais ataques. Infelizmente os ataques eram fortes o suficiente para derrubar provedores e regiões inteiras, o que as levou a desistir de apoiar o IRC brasileiro. Atitude justa e esperada, pois tais ataques prejudicavam os demais serviços dos provedores.

Para manter o IRC funcionando a solução foi contratar servidores no exterior que tivessem capacidade de bloquear os ataques. Com isso o IRC brasileiro passou a ser hospedado exclusivamente no exterior.

Nessa época, além dos problemas dos ataques, tivemos o surgimento do Orkut e a ampliação do MSN mantidos pelos gigantes da Internet no mundo, Google e Microsoft. Como o IRC é mantido por pessoas comuns, é fácil causar instabilidade nele. Tal instabilidade fez com que as pessoas fossem desistindo do IRC. De outro lado, a nova geração já vem nascendo plugada ao MSN e ao Orkut.

Mesmo com a queda na quantidade de usuários e com os ataques que levaram à desistência dos parceiros brasileiros, continuei mantendo a rede com os mesmos objetivos que me levaram a criá-la. Infelizmente aquelas pessoas que atacavam os parceiros brasileiros no início dos anos 2000 também não desistiram de atacar o IRC brasileiro. Atualmente esses ataques estão tão fortes que nem mesmo os datacenters americanos especializados conseguem bloqueá-los eficientemente.

Ficamos, então, em um beco sem saída. Não é mais possível manter o IRC brasileiro nem no Brasil nem no exterior. Pode até surgir um datacenter capaz de resistir aos ataques de hoje. Mas e os que virão amanhã? É muito desgaste para pouco benefício. Dessa forma a BrasNET continuará existindo com seus direcionamentos de e-mails, urls e jabber, porém não vale mais a pena trabalhar com IRC. De qualquer forma estou satisfeito com esses 11 anos de trabalho e agradeço a todos os usuários, parceiros e colaboradores que contribuíram de alguma forma para o sucesso desta empreitada.

Quem quiser deixar depoimentos, contar histórias e casos que aconteceram nesses 11 anos, é só enviar para meu email que publicarei aqui no site.

Abraços a todos,
Mauritz.



Perguntas frequentes

P: Não haverá mais nenhuma novidade na BrasNET a partir de agora?
R: Não sei. Havendo programador e designer interessados, poderemos desenvolver alguns dos projetos WEB que estão parados.

P: E os colaboradores que possuem créditos não utilizados?
R: Assim que a turbulência passar, irei apresentar formas para uso e devolução dos créditos disponíveis.

P: E o irc.brasnet.org apontado pra EFNET?
R: Nada mais lógico que o IRC brasileiro morrer onde nasceu.

P: É sua decisão final? Não aceita propostas?
R: Sim, mas propostas podem ser enviadas para meu email.

551 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 551 de 551
abdon disse...

Bem antes de tudo! Parabenizar o Mauritz por dedicações e pelas noites perdidas para manter a BRASnet sempre on line! Não apenas ele... mas por toda a sua equipe de Administradores.

Infelizmente o ser humano renasce com deficiencias, e temos que abrir mão de muitas coisas boas. E a BRASnet, foi um marco em minha vida... nela aprendi, cresci, amadureci... diante de muitas coisas da vida...

Vou citar apenas dois momentos que até hoje levo a BRASnet em meus pensamentos.... todos que me conhece sabe que meu nick é InDiAnO, e hoje tenho uma tattoo de 20cm no meu braço no qual refiro meu nome InDiAnO na escrita japonesa. E hoje sou casado com uma das usuárias da BRASnet, que conheci a 6 anos atrás! Hoje estamos juntos a 6 anos! :)

Bem fora as amizades, hoje e eternas... foi bom, enquanto durou!

Abraços!

2000 - 2006 : InDiAnO
2006 - 2007 : abdon

Ex-IRCop: CPUNet.BA.BRASnet.org
Ex-IRCAdmin: LogNET.BA.BRASnet.org
IRCop: BahiaNET.BA.BRAsnet.org

OP Admin: #Bahia #Mp3

Rodrigo Abdon Aka InDiAnO

Unknown disse...

Olá Mauritz...
Participei desse longo caminho da BRASnet, e sinto muito, muito mesmo por este acontecimento.

Estou disposto a fazer o possível e o impossível para colocar BRASnet no ar...

Sou programador web, se precisar de algum serviço meu, terei o maior prazer em ajudá-lo.

Meu e-mail:
dudu1533_php@hotmail.com

Abraços.

abreujr disse...

putz... hj, fui entrar no site da Brasnet e tomei um susto ao ver a página de um blog abrindo... pensei até q tinha digitado o endereço errado, mas não... ao ler o post do Mauritz, vi q infelizmente a BrasNET acabou :'(

de 98 até 2004, eu sempre entrava na rede IRC nos finais de semana e ficava conversando horas e horas com várias pessoas q com o tempo, viraram grandes amigos!

vamos torcer para que a Brasnet renasça mais forte!!!

abraço

Unknown disse...

Poxa vida, passou um filme na minha cabeça com esse relato do Mauritz... Tempo bom era aquele em que entrávamos no irc pra conversar com pessoas de todos os lugares... Hoje infelizmente o msn e orkut priva apenas de pessoas conhecidas, com raras exceções... Conheci muitas pessoas, amigos, paqueras, e muito conhecimento com o irc. Agora fico imaginando, onde estao esse povo todo? hehehe Que triste o fim do irc neh... Mas parabens Mauritz, vc foi um heroi cara.... abraços a todos que frenquentavam o irc.
Marceloptc

Thales disse...

eh....
o dificil eh ele responder os emails

se alguem conseguiu falar com ele
me da um toke ae...
valeu =/

Unknown disse...

VIVA LA BRASNET

sempre sempre
UUUOoooo

Chopp Rampim disse...

Somente quem viveu o iRC! Somente quem viveu!!! Certamente deixará saudades Mauritz! Seu nome e sua rede estará gravada, PARA SEMPRE, na história da WEB! Puta dum abraço cara!

KrakatoA
iRCOP Admin - SpliceNET - 1999
Sorocaba - SP

Slava! disse...

Como o cara aí de cima disse,
só quem viveu o irc sabe...
Não fui nada de mais em nenhuma rede,
era usuário comum,
mas sinto muita saudade dessa simplicidade toda.

Abração.
BRASnet vive! ;)

Helder disse...

realmente, muito triste
hoje existe um pedaço de IRC, mas nada de comparações com a BRASnet, alguns tentam ressusitar, mais nao adianta.
Lembro de quantas e quantas vezes eu tirava minhas duvidas com scripts, html e php
abraço.
Darkthunde

Unknown disse...

saudade da brasnet

Anônimo disse...

Triste fim usei ele dos anos 1997 a 2003 fico triste em vez seu fim

posso dizer q graças ao IRC q perdi minha virgintade...

mais digo q teve muitas outra historias nestes 11anos mais marcantes para mim e para outras..

fiquem com Deus e nunca saberamos o dia de amanha

NIcks usados? RIZF, Matinho_Hoies
_-Zanin-_

Fernando disse...

queremos o irc brasileiro denovo... queremos a brasnet para sempre

Unknown disse...

Sempre viva, nem que seja dentro de nossos corações :)

Unknown disse...

olá o irc brasileiro foi umas das coisas mais importantes da minha vida fiz muitos amigos muitas caxassadas.. muita gente falsa tb.. mas ate hj pessoas que conheci no irc estão relacionadas na minha vida passei 7anos de acesso e espero volta.. acho que os brasileiros que estão nascendo merecem os momentos que nos da brasnet passamos em todo esse tempo.. so gostaria de agradecer e ter esperança .. salvem nossos filhos x~]

by DaRk_LiNe = Renatow

#salvador

Unknown disse...

Saudades da BrasNET.. é uma pena que tenha encerrado suas atividades. Eu gostaria de saber se os e-mails que venho recebendo na minha conta nick@brasnet.org vão continuar ativos, pois eu gostaria muito de continuar recebendo e-mails através dela. Abraços Mauritz!

douglas disse...

... chega de brincadeira ....
eu aposto que se a administriçao do que era a brasnet pensar juntos, podem encontrar uma soluçao, afinal, ja passaram por problemas antes ... nao desistam, eu sei que vcs vao conseguir...
volta brasnet, eu to com vc

Unknown disse...

Ola Galera eu sou @Mr_Magoo, por muitos anos, fui operador do #bahia, sempre que pude ajudei a Rede de uma forma, Mauritz .... Valeu .... Conheci a EFNET, depois criada a Brasnet, onde fiz INUMEROS amigos ... pena que perdi meu nick nos ultimos anos da Brasnet.... mas oq fica sao as lembrancas e as amizades que la foram feitas...

" Tempo Bom.. que nao volta mais "..


Abracos A Todos...

Marcelo disse...

Mauritz,

Obrigado por tudo durante esses anos! A BrasNet me trouxe boas amizades e me foi bastante útil na busca por informações e arquivos.

Sentirei saudades de tudo, foi muito bom enquanto durou =) (e ainda espero que esse período seja uma vírgula, mas não um ponto final para a BrasNet).

Sinceramente,

Marcelo Schots

Bzinha disse...

Eu tenho muitooooooooooo comentarios sobre o IRC.. gloriosos tempos de bsb, onde mauritz e a maior galera se juntavam para fazermos festas, churrascos, ircontros... a melhor das épocas de irc.
SAUDADES MAUMAU, REBORDOSA!!!!
uauahuauaha

beijosssssssssss

Anônimo disse...

Aqui eh o viniciuh :D, brasnet, a rede mais organizada, fiquei perdido no irc quando a brasnet faliu, eh foda, nego invejava a brasnet, ataques e ataques, até um dia acaba. mais, eh isso ae, espero que um dia volte. :)

Unknown disse...

po cara, vc e um vencedor por td que vc fez pelo mirc e por anos todos em que fomos usuarios,vivi grandes momentos, fiz grandes amizades que tenho ate hoje, graças a o mirc e a vc que fez isso td com tanto esforço e dedicação,parabens por td.obg

Luiz Mitidiero disse...

Tudo que é bom, dura tempo suficiente para se tornar inesquecível.

é só o que tenho pra dizer por hora.

Abraços a todos.

Pietro Morais disse...

A BrasNET para mim sempre foi um encontro dos meus amigos e sempre sinto falta de nossas viradas na net nos nossos canais (=

Unknown disse...

to com saudades da brasnet =(((

velhos tempos de irc =/

Pense Pack disse...

Mauritz, acredito que vc deve ficar feliz, em ver que após quase 1 ano em que anunciou o fim da Brasnet, antigos usuários como eu ainda venham lhe agradecer pelo prazer que nos proporcionou. Fui usuário durante 3 anos initerruptos da rede, anos de ouro na minha vida. Por incrível que pareça, vim saber hoje do fechamento da Brasnet, fiquei sentido e me senti no direito de expressar o carinho e respeito que tive e tenho pelo seu trabalho. Mais uma vez, obrigado e um abraço.

Nick: Rudolf
#Brasil
#Salvador
#Imbui

Unknown disse...

ai saudosa brasnet... eu mesmo ja me chateei com os netsplits rss, mas agora q nao existe mais, qnta saudade! qnta saudade!...

Unknown disse...

Poxa... Conheci o IRC pela BrasNET em 2001 e nunca mais deixei de frequentar...

Lamentável o q aconteceu...

tantas amizades q permanecem mesmo depois do fim da rede...

Parabéns pelo trabalho!!!

Abraços!!!

Giban

Joel Kern disse...

Eh lamentavel que um servidor de tantos anos de lutas, superações, namoros, paixões, amizades, guerras, brigas, lutas e tudo que o mundo virtual oferecia de mais incomum naquela época se lançar ao fim. Se naquela epoca eu jah enchergava o quanto as pessoas deixavam de se dedicar e mostrar o quanto são burras pra estragar uma coisa tão linda que eram as conversas e papos muito mais interessantes que simplismente adicionar uma pessoa no msn ou ver umas fotos de uma pessoa desconhecida e tudo mais. A graça do mirc era de sermos desconhecidos... sermos pessoas nunca vistas e na hora que combinavamos os ircontros, olhava um pra cara do outro e pensava" nossa eu disse pra aqeula mina q eu amava, mas ela eh muito feiaaaa" ou então chingava o cara até não poder mais e na hora q que mais precisava era o mais parceiro. A dificuldade de certas pessoas entenderem nossos motivos mais óbvios de querer se aventurar na internet e descobrir se realmente podemos ser algo a mais, mesmo colaborando com pouco, nunca distraiu os olhares de hackers e grandes empresas que hoje em dia usam esse mercado o qual fomos afetados e ainda por cima dependemos dele. Todas as pessoas que realmente eu confio como amigo pra sempre foi dentro desse IRC véio que eu sempre desconfiava, mas batia pé e tentava sem pestanejar descobrir se valia a pena. O medo que tentava dominar nossas mentes não corroía, mas dava fervor e mais e mais vontade de conversar e descobrir pessoas novas. Pessoas que hoje são importantes na nossa vida. E pra qualquer um que me disser q o irc passou e não deixou uma marca forte na sua vida... sinto muito... você nunca desconfiou o que seria uma ótima conversa sem nem mesmo conhecer a pessoa e saber que akele mundão que estava dentro da internet podia mudar sua vida como mudou a minha.
É triste lembrar que de tudo que aconteceu por todos esses anos morreu e em nossas mãos. Deixou tantas marcas em nossas vidas e vimos falecer diante de nossos olhos sem fazermos nada.
Quero aproveitar pra dizer que todos me dizem a mesma coisa: "Bah não tem ninguém no irc mais". Mas se todas as pessoas que me reclamam e todas as pessoas que estão postando aqui combinassem um servidor e entrassem soh pela ultima vez pra relembrar esse momento não seria de enterro mas de ressurreição...

Otimos anos se passaram e muitos de irc irão a vir, podem ter certeza.

Um Abraço

llJKll

Morenassa disse...

Ooooiiieee Mauritz...

ptttzzz ..
sem palaavraas praa dizerrr a você..
eu crescii com o IRC
a BRASNET foiii minha historia.
confesso ke abandonei dps ke surgiiu o MSN, maiss eu volteii, algumas vezzess...
mass.
SEMPREE tive MTAA sauudadeee..
MEUS aMIGOOS eu conhecii no IRC.
tp, eu num era nadaa com 12 anos d idade o.O
nem idade pra saai eu tinhaa...
e euu entravaa na net, e foi ALIII ke eu conkiisteii tds os meus amigos ke TENHO HOJE.
e se hojee conheçoo tantaa gente, foii GRAÇAS ao irc...

Parabens porr vc ter criiaado a BRASNET.
e vou rezarr paraa ke VOCÊ a traagaa de voltaaa.
aaa sua HISTORIA é a MAIS emocionaannte, e saiiiba e euu xoreii lendoo-a ..!!!

Forrçass ;D

Bjuuuh =*

Morenassa;D

Morenassa disse...

Ooooiiieee Mauritz...

ptttzzz ..
sem palaavraas praa dizerrr a você..
eu crescii com o IRC
a BRASNET foiii minha historia.
confesso ke abandonei dps ke surgiiu o MSN, maiss eu volteii, algumas vezzess...
mass.
SEMPREE tive MTAA sauudadeee..
MEUS aMIGOOS eu conhecii no IRC.
tp, eu num era nadaa com 12 anos d idade o.O
nem idade pra saai eu tinhaa...
e euu entravaa na net, e foi ALIII ke eu conkiisteii tds os meus amigos ke TENHO HOJE.
e se hojee conheçoo tantaa gente, foii GRAÇAS ao irc...

Parabens porr vc ter criiaado a BRASNET.
e vou rezarr paraa ke VOCÊ a traagaa de voltaaa.
aaa sua HISTORIA é a MAIS emocionaannte, e saiiiba e euu xoreii lendoo-a ..!!!

Forrçass ;D

Bjuuuh =*

Morenassa;D

Unknown disse...

Com certeza toda certeza fiz boas e grandes amizades na BrasNET, muitas madrugadas que passei brincando, conversando e rindo muito, tantos entrigas com a rede BrasIRC, tantos discordias, mas muitas felicidades... Mauritz x Martini? Quem? Tantaz histórias houveram, já ouvi até mesmo falar que um era o outro, e vice e versa, posso dizer que com o pouco contato que tive com ambos são pessoas extremamentes diferentes, mas com certeza com o mesmo conceito "ircliano", ambos trabalharam duro durante anos para trazer diversão, agora só nos resta o MSN que venceu a grande batalha...

Fábio Schnnyder disse...

Eu não tenho nem comentários a fazer sobre isso... é simplesmente impossível conseguir pensar que a inveja das pessoas consegue chegar a um nível tão elevado a ponto de destruir milhares de sonhos e "vidas" que se passavam pela brasnet. Das pessoas que eu conheço somente virtualmente, eu posso afirmar com muita certeza que se não fosse pela brasnet, hoje eu não conheceria a maioria deles, talvez até nenhum. A brasnet foi o meu ponto de encontro de 1998 até 2004... eu ainda simplesmente não consigo acreditar que alguem poderia fazer algo tão grotesco...
O ser humano deveria ser menos malígno ao destruir as coisas alheias a sua vontade. Mas obrigado Mauritz e toda a turma da brasnet pelos anos maravilhosos que me foram proporcionados através desta rede que foi a brasnet, com certeza, vai ficar pra sempre no meu coração a na minha memória.

Abraços Team @ BrasNet.org

RuLeZ_Boy
xSasuke

dark secrets disse...

Não fiz parte da familia Brasnet. Do contrario, eramos grandes rivais! Uma rivalidade que ensinou muitos de nós a respeitar, a dar espaço, a olvir e ser olvido. Não é necessário sitar nomes, nem méritos, pois todos fomos vencedores, pelo fato de amarmos o irc, e isso fazer parte da nossa vida. Foi bom fazer parte dessa historia, porque na verdade amigo Mauritz, não é apenas a Brasnet que está morrendo, é o IRC que está morrendo no Brasil, e o mais triste, com o irc morrendo, parte da história de vida de cada um de nós , também morre. Apesar da rivalidade, da luta que tinhamos para conquistar usuários, acima de tudo fizemos parte de uma história que está morrendo a cada dia, e com isso só nos resta lamentar e lembrar dos belos momentos que passamos e das habilidades que ganhamos fazendo parte desta escola que foi o IRC. No mais, apenas lamento a queda de mais um alicerce do irc brasileiro, e complementar que o irc pode morrer, mais as amizades, o companherismo e a rivalidade sempre ficara dentro de cada uma de nós, e as lembranças ficaram guardadas dentro de nossos corações

IRCAdmin
Since 1997

puzzle disse...

Felipe, só tenho uma coisa a dizer para você:

LARGUE AS DROGAS!

Justin†... disse...

nao sei como isto pode ter acontecido
olha como é engraçado, sempre eu teclava com pessoas de uma determinada cidade atraves do IRC, e esse meseu fui morar na cidade e quam são meus amigos?
o pessoal do msn? lógico q nao meus eternos contato IRC...

Daiane Santana disse...

[i]Voltaaaaaaaaaaaa


\o/

Anônimo disse...

Olá Mtz,

Sou o pilha, e venho por meio deste falar que é muito triste uma rede como a brasnet acabar assim por causa de pessoas que não tem o que fazer.

Acho que nessa etapa os ataques a redes de irc brasileiras ja tenham acabado, aquilo foi apenas "modinha" dos hackers.

Acho que você poderia nesse momento agora com essas faltas de ataques, em reabrir a brasnet para que todos nóis fieis da brasnet podemos desfrutar de um bate papo amigável e desfrutar de uma rede com uma excelente estabilidade.

sem mais.

Atenciosamente,

Danilo Palma
pilha @ BRASnet

teace disse...

Concordo com o pilha!

Aproveita agora que a criançada já nasse com um pé no msn e outro no orkut e vamos voltar com o irc brasileiro, pq o foco não está mais em nós!

Thiago Alves Cavalcante
TKramer - ~1999!
#brasil;#maceio;#alagoas;#ircarrascos...

douglas disse...

concordo com o thiago e com o pilha, volta irc.brasnet.org !!!
eu sei que podem fazer isso ... sei que podem fazer mais que isso, nunca subestimei a capacidade dos que administravam a brasnet, e ainda nao o faço, voltem, inovem, evoluam... nao precisam de dinheiro para faze-lo.

A Verdade está no tédio disse...

Pode ser ridiculo falar dessa forma, mas os meus melhores momentos ligados a internet, foram no mirc, via brasnet. Foram diversos grupos, amigos, pessoas, namoros que atraves do mirc a vida me deu. E tenho certeza que para muitos fica registrado esses momentos. Comecei pelo provedor que usava, no canal openlink, e em outros canais, fiz amigos, que ate hoje tenho comigo :)
Passou um filme na minha cabeca..

Unknown disse...

Nossa varias lembranças! Comecei a participar do IRC em 2001... Antigo canal #Rio_Claro, a Brasnet fazia parte da minha vida e de muitos aqui...

Tempo bom aquele...
Parabéns por esses 11 anos e obrigado por nos servir com esse serviço que com certeza deixou saudades

Ricardo Caritá disse...

nostalgia.. muita! ;(

anos que marcaram a vida de muitos..

valeu Mauritz! ;~

Gabriel Colferai disse...

Realmente sinto muita saudade!!

Eu entrei pro Mirc em 2000, então com 9 anos.
Perdi a conta de quantas vezes falei que tinha 16,17,18 ...

Tenho saudade do Mirc Antigo, nos servidores atuais,infelizmente não é a mesma coisa: 2 ou 3 palavras e vocÊ já sabe o Orkut e o MSN do seu contato!!

Vou deixar uma idéia,isso se alguem ja não deixou e eu não li! :D


Vamos Marcar uma Janta/Almoço... ou qualquer coisa pra juntar alguns ex-usuarios do Mirc??

:DDD

Unknown disse...

oque posso dizer ? bons tempos aqueles! onde eu virada as noites de sexta feira no canal #tucurui... tempos felizes! conheci muita gnt! fiz até o site do canal! putz.... quanta saudade! mas como tudo que tem o seu ápce tbm tem o seu declineo final! um forte abraço a todos! até!!!

viciuos disse...

onde eu crio minha conta??

Anônimo disse...

@SnYpEr


aaaaahhhh
bons temposss

#marist@
#inflamado
#agostiniano
#goiania

fooooda viu
irc comandavaaa d+++++++

abraços e sucesso

samerola@ig.com.br

Unknown disse...

história linda, com um final ruim, entro no mirc. desde 99/2000, nao tanto na Brasnet, mais frequentei-a por vota de 2004. . fiz belas amizades no mirc.. que levo comigo até hj. .. mt triste esse desfecho do mirc decadência total, mais tristeza ainda pela brasnet, e raiva das pessoas invejosas.. com todas essas histórias, me fez lembrar de como éra feliz no mirc*, a alegria ao conectarme . . e dar (OP), dar voice, banir fulano, banir ciclano.. ñ éra fácil administrar canal.. depois criarmos nossos próprios scripts, com u suporte do canal scripts.. éra irado d++, tenhu ate hj meu script gravado em cd.
mais como td acaba neh.. :\
meus sinceros parabéns Mauritz!
vc foi um guerreiro!!.

Unknown disse...

Olá Mauritz.

Até hoje sinto muita falta da rede, espero que mesmo que demore alguma empresa ou sei lá, alguma pessoa faça renascer a rede.

Faz parte de nosso passado, mas tenho certeza que o que todos os usuários queriam é que estivesse em nosso presente.

Abraçoa,

ApOCaLipE
Fundador #Baladas

Anônimo disse...

Puta q pariu viu!!!
Registrei meu primeiro nick na Brasnet, Virei voice, OP... Fiquei sabendo hj do fim da Brasnet. Infelizmente o IRC foi se acabando, eu fui e sempre serei contra o fim desse bate papo. Os Ircontros eram os eventos do ano, todo mundo esperava um, tanto pra conhecer amigos quanto pra ver aquela mina q tá no xaveco a algumas semanas. Linguagem de internet era muito mais usada por lá, fora as milhões de salas q iam surgindo, salas de amigos. Ainda sonho com o retorno do caralho do IRC e eu voltando a usar meu nick: Mr_Maddman... último registro na Brasnet.

nome de tela disse...

Grandes êxitos geram grande inveja... foi um belíssimo trabalho, realizado por uma pessoa que aparentemente fazia com amor.
O irc trouxe alegrias a todos nós com certeza, atravéz da BrasNET é claro. Aliás, quem eram os outros perto da BrasNET? Aliás, quem são os outros perto da grandiosidade e pionerismo em tantos aspectos da BrasNET?
É chato ser obrigado a sentir essa sensação de vazio, essa sensação de "nunca mais", por uma das coisas que representa uma das fases mais mágicas da sua vida que é a adolescencia. E creio eu que a maioria dos usuários, assim como eu, eram adolescentes perdendo noites e noites usufruindo do trabalho de vocês.
Só hoje escrevo, mas os pesares sãos os mesmos!
abraço Mauritz...
paz de força sempre...

Yalan Castro

roseraphaele disse...

Mauritz,
Você é um guerreiroooo, parabéns mesmo!!!
Acessei o IRC de 1998-2003.. e foram os melhores anos de minha vida!!! Tive namorados de irc!!
Fiz amigos.. e como alguns disseram nos depoimentos o bom do irc era porque a gente consegui falar com povo, num tinha essa loucura de orkut, msn e afins!
Passou um filme na minha cabeça, pois comecei a acessar o IRC quando tinha 14 anos!
Acho que nunca fui aos ircontros, mas conheci muito gente legal nesses canais da vida!!!
Eternas saudades do: #ceara #catolicos #fortaleza
De: morenafantastica ou fantastica

Bruno Lorensini disse...

A BrasNET foi enterna enquanto durou... daqui a muitos anos quando o tempo tiver passado, historias serão lembradas, talves ninguem lembre de um nome, mas sim que existiu uma grande rede Brasileira de IRC.. na qual muita gente se conheceu, brigou, amou, chorou, aprendeu e viveu... e talves algum dia eu diga aos meus filhos/netos o poder de um /j #... ;)
Deixo meus Parabéns pelo seu esforço/trabalho...

Valeu, valeu mesmo!

douglas disse...

quando a brasnet vai ter sua volta triunfante ? ja chega de se esconder... isso é desnecessario, voltem .. nem que seja usando os computadores dos amigos como servidor, com link pequeno, com dominio dns2go, mas voltem ... o brasil precisa de vcs

Anônimo disse...

Muito tempo se passou´desde o fim da nossa querida brasnet...
Muitas felicidades que ela me proporcionou, pegações, encontros, pessoas legais, tretas, bebedeiras e tantas coisas mais...
Conheci a brasnet em meados de 2000e desde então nunca mais parei de entrar...
Fundei um kanal que juntou muita gente boa, e muita gente ruim...
Fazer oq né.
Nesse kanal conheci pessoas maravilhosas que são amigos até hj e conheci minha 1a namorada.
Escrevendo isso passa um filme pela minha cabeça, um filme que eu nunca mais vou esquecer...

Valeu Mauritz, por ter feito algu que se tornou tão significante na minha vida...

Pensando... disse...

Olá Mauritz,

Ajudei a organizar alguns ircontros entre 1999 e 2001, e apenas de não utilizar tanto o Mirc mais tarde devido à correria no trabalho, quando voltei já não tínhamos mais esta rede maravilhosa.

Você era um ídolo na época. Um grande amigo meu diz que o conheceu pessoalmente, o Mandr4k, de Francisco Beltrão no PR, não sei se você se recorda dele, mas enfim, era nosso ídolo.

Gostaria que entre em contato comigo através do e-mail ailton.dos.s4ntos@gmail.com , informando se desejar um telefone o qual eu possa entrar em contato contigo. Desejaria muito lhe falar, se ousar colocar um pouco do vosso tempo a minha disposição.

Um grande abraço.
Não havendo vosso contato, fica aqui registrado meus parabéns por tudo o que tem feito à rede e aos usuários.

As espectativas são como a esperança, elas nunca morrem.
Abraços.

Ailton.

Mery e Nan disse...

Peguei mulher no BrasNET, conheci amigos no BrasNET... Acordava às 4:00 da manhã todo dia pra ficar até as 6:00 aproveitando o pulso único pra depois ir pra escola. Aos finais de semana era o que eu mais fazia no computador.

Obrigado Mauritz por ter me proporcionado tudo isso através da BrasNET.

Espero que um dia volte, mas se não voltar não tenho do que reclamar. Foram anos muito bons de BrasNET ! Mas que deixa muitas saudades........ Ah isso deixa !

Abraços !

Software, Jogos, Musicas e etc. disse...

Eu só sei de uma coisa, a brasnet era o melhor servidor existente, pra mim nunca nasceu nada igual ai IRC.

Lembro-me bem no dia que estava na rede, e do nada começou a ficar estranho e logo percebi que eles tinham invadido. Infelizmente nesse mundo que agente vive é cruel a inveja mata mesmo.

Valeu Maurits... Foi bom Cara.

Unknown disse...

Olá pessoal,

Com certeza o IRC foi uma vida para mim, e sinceramente, o melhor entreterimento que já existiu até hoje (não tem para MSN e orkut, que convenhamos, é uma bosta, nem tenho). Apesar de ter sido usuário da BrasIRC, também entrava freqüentemente na BrasNET.
Saudades da galera, #jesuitas(founder), #itaperuna (op), #juizdefora (op de vez em quando) entre outros... Grandes amizades e saudades.
Atualmente sou analista de sistemas, ao qual fui influênciado pelo IRC, onde eu fazia mIRCScripting, meu início de carreira como programador. (Nirvana Script)
Acho que o grande problema do IRC, foi o mIRC, pois era um programa muito limitado e que tornava complexa a utilização por novos usuários, enquanto o MSN já vinha instalado na máquina. Estou pensando em fazer um script(que é possível com o MSN plus) para acessar servidores IRC pelo programa do MSN. Queria verificar a possibilidade e se alguém tem conhecimento para me ajudar neste projeto?

Nick: Padilha

Abraços

xx disse...

Participei muito da brasnet... uma pena.. tive grandes lembranças no #bahia quando era @.

Abraço
Optik
www.semreligiao.com.br

Unknown disse...

É.. relembrar é viver!

BrasNET vai deixar saudades..

SAMUCA
(#Rio / #Compuland / #safadaum)

Unknown disse...

Brasnet já deveria ter voltado
faz tempo....
Acho que esses hackers que gostavam de fazer isso, já abandonaram esse tipo de diversão...

Tente mais uma vez Mauritz.
De mais uma chance a nós
grato.
Vizuke.

Unknown disse...

Mauritz, faço das palavras da Luciana Mendes as minhas.

Bons tempos aqueles.

Abraços,

Rafael Quintino

renan-am disse...

Fala Mauritz.

Lembro-me quando criança na casa de um primo meu tive meu primeiro contato com o IRC. De início não entendi absolutamente nada. Aquelas pessoas conversando simultaneamente nos canais, muitas cores, etc. Ele usava o script Avalanche! A partir daih comecei a acessar o irc. Todo final de semana eu ligava pra ele "Marcio o que é que eu digito pra entrar??" daih ele me dizia o server (rsrsrs). O tempo foi passando e eu fui aprendendo a mexer com o mIRC.
Vivi a boa época do mIRC, época dos IRContros em shoppings, cada um com a camisa do seu canal e seu nick atraz (rsrs), época boa que não volta mais.
No mais, agradeço a você e a toda a equipe que fazia da BrasNet uma das melhores redes de IRC do mundo.

Um abraço.

1999-2001 ReNaN_fB
2001-2003 renan_am
2003-... renam

Marciano Cardoso disse...

Bha, quase chorei :\
Fez parte da minha adolesencia...
é uma pena, mas valeu!


Marciano Cardoso Matias

Canguçu-RS

Nick: M4N0

Anônimo disse...

Tudo o que plantamos um dia colhemos! Não sei se isso faz justo ao que foi feito pela Brasnet, mas espero que suar um MSN e OKT tão interativo e dinamico como a rede de IRC através do Mirc! Desculpas ai se ofendo algum admirador dessas ferramentas, mas não estão nem perto do podemos chamar de rede de Relacionamento. Espero que como o Mirc não deixo de evoluir a Brasnet algum dia possa novamente interagir diretamento com o seu publico que até o prezado momento ai lembra e sente saudades!! Att, Taylhor

Hugo Braga disse...

Bons tempos...
Hoje olho para trás e não saberia dizer como seria a minha vida sem a Brasnet, usava o mirc desde 98 e quando me mudei para Brasilia em 2000 fiz muitas amizadas que as mantenho até hoje.
Foi muito bom o tempo que durou e espero que um dia possamos voltar...
OxiGeniO

Unknown disse...

É nesse tempo de domingo a noite que a BrasNET faz uma falta....

Jonas F. Santos disse...

Duvido que alguém esteja mesmo lendo isso por aqui, mas, o que conta é a intenção, certo?

Mauritz, depois de tantos amigos que fiz na BrasNET, tantas noites de risadas, tanta diversão no simples ato de conversar, e interagir de formas inéditas e únicas que só o irc proporcionaria, depois de meus pouquíssimos 3 anos de BrasNET, tenho apenas uma coisa à dizer

Obrigado.

Acredite, nesses 11 anos você, todos os administradores e colaboradores da BrasNET promoveram o encontro de pessoas, o nascimento de amizades, enfim, a interação generalizada, e no melhor dos sentidos, entre brasileiros de todos os cantos. Talvez isso não seja tão recompensador quanto deveria, mas o que se pode fazer? Pelo menos saiba que a perseverança de vocês foi responsável diretamente por boas memórias nas cabeças de muitas, muitas pessoas...

É uma pena que meus filhos, e os filhos de quem soube aproveitar o melhor que essa época pode oferecer não vão poder fazer parte da BrasNET. É mesmo uma pena.

Vegeta_ve (do #samurai e do #rpgmedieval)

Marcello disse...

Vivi durante uns 7 anos na Brasnet...

Dps que ela acabou, foi junto com ela todo o mIRC brasileiro....Tao tentando trazer as pessoas de volta para outras rede, mais NADA É E NEM VAI SER IGUAL A boa e velha BrasNET !

Se voltar, pode contar comigo e mais uma CARRADA De gente :P

Abracao Mauritz.

m4rcell0__

abs

Anônimo disse...

Realmente quando uma pessoa constroi algo de positivo,fica impossivel no mundo,quem estenda a mão como um real parceiro,hoje o IRC os mediadores,são imponentes,prepotentes,nunca com um objetivo de colaborar com proximo,sim proveito proprio,lamento que o ocorrido,que voçê Mautitz nunca perca a fé,Seja feliz.

caiof0x disse...

É triste mais chegou ao fim. Como tudo na vida.

Unknown disse...

nao sou de falar muito, mais minha revolta é enorme pois a brasnet foi a minha vida e sempre sera..
espero que um dia a brasnet volte a ser oque era nao como irc mais por outros meios que traga a felicidade de muitos que a amavam devolta...

Baroni disse...

Muritz...Quase 2 anos do falecimento da rede que me apresentou a internet...

Você deve estar cansado de ouvir apelos e histórias, inclusive deve ser personagem de várias delas...

Sempre que ouço falar em chat, conversa e etc em lembro EU NASCI NO IRC, EU NASCI NA BRASNET.

Dois anos depois, sentindo a mesma furia contra os imbecis que nos atacavam e a mesma vontade de fazer esse maldito relógio voltar no tempo (sábado a noite como hoje era dia do canal #Brasil bombar) para que eu pudesse papear um pouco, sou obrigado a constatar algo que eu eu e milhares de outros usuários já sabiamos A BRASNET É INSUBSTITUIVEL.

Nossos antigos inimigos estão mortos, os que vivem passam por um profundo estado de letargia, do qual até onde sei jamais sairão e a BRASNET continua viva, pelo menos em mim.

Sou programador Java e C#, além de PHP desde 2000 e faço coro à todos que se ofereceram. Caso a melhor coisa virtual que já me ocorreu quiser renascer como a Fênix: EIS ME AQUI.

Tenho muito pouco a oferecer, ofereço, caso aceite, meu tempo, minha dedicação e tudo aquilo que meu cérebro puder gerar em nome da rede, além dessa paixão que sinto pela rede que me fez entender o significado de CHAT (e de kick, mas isso é outra história).

tbaroni [at] gmail [dot] com

Unknown disse...

Olá!

Fico feliz que tenha decidido manter os serviços de e-mail, jabber, etc em parceria com o Google.

Acho que uma rede que manteve 60.000 pessoas conversando simultaneamente merece continuar online, através de um site, que ao menos conte a sua gloriosa e infelizmente, trágica história.

Todavia, não me lembro de minha senha.

Ao tentar acessar os serviços/recuperar senha, notei que os seguintes links estão quebrados:

http://brasnet.org/mail/?pg=senha http://brasnet.org/mail

Utilizei o mIRC desde 96, tendo parado somente com o fim da Brasnet.

Fui operador de muitos canais, dentre eles # (secreto), #Opgamo, #BH, #MF, #Ajuda, além de tantos outros que viviam abarrotados!

Um abraço, Rodrigo

Drigo / AgenteLaranja

Rodrigo Pimenta disse...

Saudações aos ex-usuários da BrasNET.

Em 2002 e 2003 tinha apenas 16 anos, e como todos os adolecentes da minha epoca tbm encontrei alguns amores através da brasNET, mas não vem ao caso.
O que gostaria, era saber, se á alguma forma do servidor voltar a disponibiizar esse serviço? garanto que todos os antigos usuários voltarão, pq a saldade é constante na vida dos usuários. Deixo de fora os homosexuais que fingiam ser mulheres.

Um gande abraço fraterno de F_u_LeiRo.

douglas disse...

mauritz ... ja faz um tempao q nao tem nenhuma noticia eim ... agente precisa da brasnet de volta... por favor, reuna a velha equipe, e veja o q podem fazer ... todos sentem falta da brasnet, incluindo outras redes ... talvez vcs consigam fazer um acordo ou uniao com alguma outra rede nacional ou internacional, ou talvez vcs prefiram fazer um projeto web como o mibbit fez ... mas precisamos de vcs... nem q seja pra ter um servidor q nao se aguente em pé, o simples fato da brasnet voltar a existir, ja ajudaria muitas pessoas, formariam varias amizades, varios contatos profissionais, e deixariam as pessoas mais proximas como antigamente.

ÐɈon disse...

Nada mais a declarar ;~~ o irc se foi infelizmente... agora nos resta usar o que tem né as poucas redes que restam estão uma bosta sinceramente... e os users nao sao os mesmo entao raramente encontramos alguem conhecido e que mereça respeito ;\

/nick @AbstrActto op de varios canais

Thiago - Redenflu disse...

Caraca veio da mair saldade dessa epoca de Ouro do IRC.
Entrava muito no #Fluminense #Redencao #Redenção #Canalredencao
Fora as aizades, contatos e até quem diria cliente através do IRC.
Um abraço a todos.
Nick: Redenflu

Baroni disse...

À todos que já enviaram mensagem sentindo falta da Brasnet, o Mauritz disse que havendo propostas, elas poderiam ser enviadas para o e-mail dele. Então acho que o que precisamos é nos organizar e montar um plano de ação para podermos apresentar uma proposta concreta para o Mauritz.

Quem acredita que pode ajudar, de alguma maneira, seja ela qual for, mandem e-mail para tbaroni[at] gmail [dot] com (tudo junto onde [at] é @ e [dot] é ponto...

Mauritz, se você está recebendo essa mensagem, confirma pra mim seu endereço de e-mail, para que eu posssa enviar uma proposta. Confirme seu e-mail, por favor, no e-mail que eu passei acima.

Baroni disse...

/kick #Brasnet Mauritz Acorda æ, vamos colocar esse negócio de novo para funcionar!

Unknown disse...

Em meio a tantos comentários e lembranças inesquecíveis brota um aperto no peito.
A Brasnet conseguiu que a distância física entre as pessoas fosse só virtual e o real era o que vivíamos na rede.
Tudo era tão intenso e real, as amizades, as brigas, os namoros e todos aqueles comandos...
Lembrar disso tudo, hoje, é uma sensação maravilhosa, pois agora tenho certeza que fomos jovens felizes.
Fica aqui minha solidariedade e agradecimentos por momentos únicos em minha vida.

Nick: Tercini_NP ou N3t5pl1t
Msn: btercini@hotmail.com

carolina disse...

Toda vez que recebo um email com comentário de alguém que como eu, viveu a brasnet, sinto aquela saudosa sensação de que jamais teremos de volta dias iguais..

Vivemos momentos inesquecíveis, aquela sensação que nada iria acabar. O virtual não foi barreira em nenhum momento, pq o real invadia nossas telinhas.. Da brasnet, pra mesa de mar.. Da brasnet.. pra namoros.. Da brasnet. para amigos! Até hoje carrego tantos comigo. E não existe como, esquecer tudo que ali vivemos! Cada um em seu canal, com suas brigas, suas paqueras.. Mas sempre vivendo o mesmo ambiente!

Fica a saudade, de um tempo que não volta mais, mas que ficou guardado. Eu tive uma juventude maravilhosa, na rua e no mirc =)

carol_RJ

Unknown disse...

BOTA ESSA REDE PRA FUNCIONAR DE NOVO!!!! SE VOCE VOLTAR COM APENAS 1 SERVIDOR TE GARANTO QUE NO FINAL DO DIA MAIS DO QUE A METADE DAS REDES EXISTENTES SE UNIRAO A VOCE! EXPERIMENTE...! BRASNET TEM QUE VOLTAR!!! O IRC FAZ FALTA PRA MT GENTE!!!

neskau
Renan S. Pantoja - renanpantoja@hotmail.com

Blog disse...

Ola Mauritz,

Utilizei o IRC por muito tempo, e lembro umas das primeiras vezes que eu entrei no IRC (1998-1999). A primeira vez que eu entrei no IRC eu fiquei espantado pela quantidade de pessoas em um canal, quase nao acreditava que era possivel mandar uma mensagem para tantas pessoas ao mesmo tempo. No comeco, quando eu tinha DISCADA cheguei a pensar que quando eu entrava em um canal de um estado diferente do meu, eu pagaria mais pulso (HEHE). Enfim, tenho boas memorias daquela epoca
que foi a minha descoberta da INTERNET e computadores em geral; aprendi muitas coisas pelo IRC (fui influenciado a outros usuarios a usar o Linux) e conhecir varios amigos la. Como tudo na vida tem fim, a BrasNET nao foi diferente... Parabens pelo seu trabalho feito na Brasnet.
Meu nickname la era |Duke3d|, duke3d, etc.
Canais ja visitados foram: #hacker2k, #hackernews, #linuxall, etc etc..

Unknown disse...

Meu nick é CyberSpacer entrei na BRASnet de 1998 até o seu fim em 2007.

Presenciei vários ataques, e realmente não teria como continuar a rede sem grandes investimentos em infra-estrutura.

BRASnet vai ficar salvo na minha memória e de varias outras pessoas, foi uma ótima rede em quanto durou.

OBS: Ainda entro em varias redes IRC, lógico que nenhuma se compara com a antiga BRASnet, porém não largo o IRC por nada.

Kennet Emerson (halkernel) disse...

Nossa cara li a historia depois q um amigo do mIRC me contou sobre a brasnet, agente tocou no assunto pq tavamos sendo atacados.

Cara rodou um filme aki na minha cabeça, BRAsnet caraca eu queria ter xegado a conhecer, almenos por um dia.

descobri o site pelo orkut onde procurei brasnet e axei, a historia e impressionante vc e um guerreiro msmo.

Valeu =| abraço cara

Unknown disse...

Após anos de satisfação em uma rede livre... em 2006 entrei para equipe de colaboradores do #Ajuda, assim surgiram grandes amizades as quais se eternizaram.

Agradeço a todos pela convivência no #ajuda... em especial Black_Dragon, David_Loko, Garibal, Hidro_Man, e Mariana.

deserto@brasnet.org

Unknown disse...

Brasnet eterna mente no meu coração
;] by F-B-I

SL Transportes e Mudanças disse...

Nasci no mIRC em 1996 e morro de saudades das noites perdidas e encontradas nesta rede... Amores, amigos, inimigos, scripts, bots,@dmins Op´s... Infinitas lembranças.

Rafael Portelada disse...

O IRC Brasileiro acabou desde que a BRASnet fechou suas portas.
Passei esses anos lendo alguns comentários para tentar entender o motivo ou até mesmo ter coragem para comentar algo.

Entro em algumas redes para olhar a movimentação e é triste. Enquanto as redes Internacionais estão batendo recordes.

Sou usuário desde 98.
E uso até hoje.

Obrigado Mauritz,
Por esses 11 anos de BRASnet na minha vida.

--
IRCunited
Faelportelada

Unknown disse...

é a vida. ;\
Bons tempoos..


alô pra geral do #brasil, dawin, junior, julliano, mauelemento.
eh nois parcerias!

nick: @nickzz (quem não conhece né! okeooekoek)

Abraços mauritz, e quem sabe no futuro volte, pra trazer mais alegria.



Agraços. / @nickzz #brasil, #sexo, #bahia, #rio, #sergipe, #piaui, #porno, #ceu, #farras, #bombadu, #estilo, #ceara, #Fortaleza. #ircops.
;DD

Ruan disse...

E impressionante o quanto o tempo passa e gente vai ficando velho, lembro de ontem mesmo molequinho catarrento, doido para chegar da escola para curtir um bate papo. E uma pena no mundo em que vivemos o quanto as coisas duram pouco, mas para mim foi um tempo muito legal...

Abraços Visuaw

Canais Frequentados:

#rerigueri #uberlandia #palmeiras
#iradus

Rafael NeW disse...

Hora de um restart ?
:D

Agora povo ja amadureceu.. nao tme masi briguinahs de redes e bla bla bla.. podiam upa a brasnet de volta pra ir vendo o movimento hein ??!!

cya

Unknown disse...

Putz ...
Grande Mauritz o Irc
sem palavras
meu tempo de pia chegava da escola loco pra entra no irc conversa com a galera passa o tempo mesmo
quantas amizades , namoradas , brigas , festas e tudo ...
sem noção o dia que chegou o adsl na minha cidade era 24 hras conectado
so pra da o gostinho de fica away fui pra aula e bla bla bla
so usuario desde 96
aquele abraço e vamo faze volta a brasnet

saudades de uma infancia feliz hehehe


+ #Curitiba , @ #Missal , @ #Santa_Helena , @ #Portal_Itaipu , + #M.c.Rondon , #Cascavel , + #4pontes

Unknown disse...

Pra mim continuará sendo a melhor rede de bate papo do país. MSN é somente para conhecidos, orkut é uqse na mesma linha e no IRC é para todo o brasil, podemos criar canais, criar regras, promover festas, conhecer a galeraaaaaaaaaaa... conheci muita gente e matenho contato até hoje... abraço a todos... rafael_akio OP do #Natal

Unknown disse...

Novamente... estou postanto para reafirmar a falta que a brasnet faz em minha e vida e o que brasnet me formou como homem. Hoje quase 3 anos após o seu fim. Machuca saber que ela nao esta ali.. saber que as pessoas nao estão ali.. Faz falta.. doi! =/ espero que um dia ela possa voltar..

Sh3rl0cK_H0lm3S
W0rl0ff
EvilKen ;D

^^ fases da vida fases no irc =) abraços!

Márcio Filho disse...

Cara, descobri agora que o meu irmão instalou novamente o mIRC no computador. Entrei pra ver se encontrava a galera de tantos anos atrás e descobri que não existe mais BrasNET. É realmente triste saber disso. =T

Passei muitos anos no IRC, acho que desde 2000 até 2005 ou 06. Conheci pessoas fantásticas, com as quais tenho amizade real até hoje e outras que nunca tive a chance de conhecer pessoalmente. Espero que, como sempre é, o mundo dê muitas voltas, o quanto for necessário pras crianças de hoje perceberem o quanto o IRC é especial, o quanto ele traz de possibilidade de conhecimento.

Espero um dia, daqui a alguns anos, quando eu voltar a tentar usar o mIRC, eu possa encontrar a BrasNET ou qualquer outra rede 100% brasileira, de pé e firme!

Grande abraço a todos os colegas! Em especial àqueles do @#atual @#especial @#futirc #candeias. Se lerem este comentário, mandem notícias!

Márcio Filho disse...

Esqueci de dizer, eu usava o nick Shomper.

Abraços a todos!

Anônimo disse...

Prezado Mauritz,

Sou um "brasneteiro-mirim" da Era de Ouro do IRC nacional. Comecei a acessar o IRC no ápice da BrasNET. Naquela época eu tinha entre 11~12 anos de idade, e lembro que ficava louco pra chegar da escola e me conectar usando o mIRC. Eu era um frequentador assíduo de canais como #brasil, #irece, #ssa, #bahia, dentre outros. Fundei alguns e foi na BrasNET onde comecei a saber o que era ter popularidade. Me lembro como hoje o frenesi intenso que predominou entre os usuários fiéis do IRC na minha cidade natal, no sertão baiano, quando o canal oficial da cidade, o #irecê, atingiu seu maior pico de usuários de todos os tempos: 112 usuários conectados ao mesmo tempo! Pode ser pouco em comparação com canais maiores, mas para uma cidade do interior era como se a o canal tivesse virado um equivalente da praça principal: todo mundo se encontrava lá. Usufruí da BrasNET até o último suspiro dela, e, fazendo as contas, calculo que ganhei uns 4 a 5 anos da minha vida lá. Fiz grandes amigos, conheci pessoas incríveis, aprendi a amar programação desenvolvendo besteirinhas com os scripts do mIRC hehehe enfim, muitas coisas boas que hoje tenho e guardo com muito carinho aconteceram na BrasNET. Depois da BrasNET, não tenho mais vontade de me afiliar a mais nenhuma outra rede. Até tentei, mas bater papo no IRC nunca mais vai ter o mesmo sabor que tinha quando meu servidor era irc.brasnet.org

BrasNET: Um passado glorioso e um futuro lendário.

Glauco Rocha

2001~2002: Franceis_na_Lata, AeRo_MasteR
2003~2004: SP4RC, dipteryX
2005~2006: NavierStokes

Axé a todos!

Anônimo disse...

Quero só registrar a passagem do canal #rondomaniacs de Rondonópolis-MT

o tal do IRContro que ficou na história pra muita gente, menos eu, q fui um santo.

valeu d+,

HDc

Anônimo disse...

acho que escrevia meu nick assim.. Mas nossa, quanto tempo, agora com esse novo filme sobre o Facebook, voltei a me lembrar, mais uma vez, sobre o IRC #brasil, faz tanto tempo, caramba aquela musica "I'm a creep" me traz tantas lembrancas.. comheci e depois namorei o {{GAMA}}em 1998, chorei, ri, e fiquei MUITAS horas acordada so batendo papo com o meu mundo.. So queria dizer que foi muito legal e como sinto saudades daquela epoca..Ja faz 11 anos que me mudei do Brasil, comecei no IRC em 1997..O tempo voa, mas as memorias ficam..

Sousa Rações disse...

Fui OP,e dono de canais como o cybernetico e outros, na brasnet,foi um tempo muito bom que não volta mais,sinto muita saudades das noites acordado cuidando dos canais.estou me colocando ao dispor pra qualquer ajuda.um grande abraço!!!

Unknown disse...

Bom, meu nick era Leonidas, que pena que ja se passaram 4 anos...

ainda hoje dou uma visitada no mirc, mais não à nada que me relembre o passado..

Adorava os churrascos do pessoal da minha cidade, canal #Radio24h...

Que pena que o bonny e KRANG acabaram com a brasnet assim...
Pois com essa atitude deles, não deu nenhum crédito a BrasIRC..

/quit BrasNET sempre!

Unknown disse...

o mirc foi uma etapa importante na minha juventude, conheci pessoas valiosas do qual sempre me lembrarei com carinho, outras amizades ficaram mais fortes atraves da rede, recentemente tenho conversado com um amigo sobre o mirc e da diversão que tinhamos, foram momentos felizes, a maioria das pessoas na epoca usavam net discada ou radio, e o mirc era o lugar onde se encontrava tudo, pois blogs e restart da vida ainda nao eram populares, valeu a pena ter passado por isso, no fundo ainda sinto falta da rede, e isso nao mudará, é uma pena.

Neozinho

Luiz Mitidiero disse...

Sou programador e web designer, faria de tudo pra brasnet voltar.

Quem tiver contato com o Mauritz me procure.

DJ Tom Oliveira disse...

Primeiro bom dia à todos! Falae Mauritz.
Bem, estive presente no nascimento do IRC aqui no Brasil, influênciado por alguns amigos estive no começo na rede Brasirc, @op: #muriae, #natividade #campos #itaperuna #itamaniacs #itaparty entre outros... e mesmo com todas tecnologias de hoje como msn, facebook, orkut, twitter... posso afirmar que foi uma das melhores épocas da minha vida e nunca vai se repetir, porque foi um momento único.. conheci muitas pessoas boas, namoradas, amigos.. e os IRContros? Churrasco com a galera.. em outras cidades vizinhas.. era tudo de bom!! Infelizmente como tudo tem seu tempo.. quem nasceu depois da era do Mirc perdeu o melhor momento E-chat da poderosa Internet.. a rede brasirc teve seu fim, antes disso resolvi pular para brasnet tinha amigos lá também, e me passaram @ops nos mesmos canais que tinha na outra rede então eu ainda fiquei até o finalzinho.. tentei algumas vezes trazer a galera mas já era tarde. Enfim fica ai meu agradecimento pelos bons momentos e os serviços prestados, sei que não foi difícil na questão R$ para manter algo que não é patrocinado ou rendável tem que ter fé e muita paciência para encarar os problemas, mas a satisfação da galera na época e os que aqui postaram vale tudo isso!!! Espero que leia esse post. Abração Mauritz!

@Farofaah
@xTidus

Tácio Sousa disse...

Antes Tnorton no IRC.

cara, falar de IRC é algo que n existem palavras mesmo pra descrever hoje em dia. Só quem viveu aquilo tudo sabe.

Fui usuário de 96 até 07. Nunca fui de me meter a querer ser alguém respeitado na rede. Preferia ser usuário comum mesmo. Apesar de conhecer muita gente do meio que deveria ser influente.

Vc mesmo Mauritz, naquele meio, era como um deus. Todo mundo sempre sonhou em ter um bocado de prosa. hehehehe E hoje é até engraçado tá postando algo aqui sabendo que vai ter q passar por vc.

Mas enfim, falar que boa parte das minha amizades, paqueras, namoradas, vieram desse brilhante sistema n é novidade.

Vejo que ainda exite muita gente nostalgica usando o IRC mas em diversas redes separadas. Se tivessem pelo menos a idéia de apontar os servidores locais para uma rede só já ajudava.

Mas deixo aqui minha constribuição como mais um que sente muita saudades daqueles velhos tempo.

Abração!

Unknown disse...

Tempo bom que não volta nunca mais!
Lembro que virava a noite no irc rs
Conheci muitas pessoas e tive dois relacionamentos atraves do irc (IRContro), é uma pena acabar assim!

#Op #Ops #Robotic #Betters #codec #Brasilia #Hackers #Brasil
 
By: T_Crazy The_Crazy

Unknown disse...

Tempo bom que não volta nunca mais!
Lembro que virava a noite no irc rs
Conheci muitas pessoas e tive dois relacionamentos atraves do irc (IRContro), é uma pena acabar assim!

#Op #Ops #Robotic #Betters #codec #Brasilia #Hackers #Brasil

By: T_Crazy The_Crazy

OverKillCFC disse...

Sem comentários..
Saudades de mais do tempo da BRasnet.. =\

Red Nose disse...

Mauritz não sei se você ainda frequenta este blog, mas tenho interesse em ressuscitar a BrasNET. Sou analista de sistemas, vasto conhecimento em redes e tenho condições financeiras de bancar um bom server para a rede. O que você acha? Por favor me mande um email gabriel1100 em hotmail ponto com. obrigado.

CTR disse...

Caro Mauritz,
É entristecedor ler sua mensagem mesmo passados quase 5 anos... parece que foi ONTEM!
Conheci muitas pessoas excelentes, fiz amizades, fortaleci as que já tinha e inclusive emplaquei 2 romances (muito valorosos e especiais na minha história) através da BRASNET!
Por isso, mais do que um meio de comunicação, o IRC ajudou a construir minha história, e me emociono ao falar disso por ver o quanto depressa passa o tempo...passa não, ATROPELA!
Então, AMIGO, desejo-lhe tudo de melhor que possa haver nessa vida, pois seu trabalho ajudou muitas á terem um colorido especial!!
Um forte abraço! Fique com Deus!!

Tomaz Sá disse...

Fui op do #chopperia na brasnet do final de 97 até meio de 99 e o IRC foi nosso quintal numa época em que era preciso uma certa habilidade para interagir bem na rede. Perdi a conta de quanta gente conheço que nunca chamei pelo nome e até hoje algumas ainda me chamam pelo nick do IRC. Salve Brasnet, do tempo em que internet não era pra qualquer um.

Tomaz

Unknown disse...

Sim
Eu estou aqui postando novamente!:)
Após 4 anos eu aqui na nostalgia. Querendo algo querendo lazer, querendo tirar dúvidas, querendo estudar, e a Brasnet não esta mais ali. Os tempos mudam, muitas coisas a gente ouve nossos pais falar com tanta empolgação e pensa 'que sem noção' é como eu falo da Brasnet com TODOS hoje do IRC com TODOS.. e eles pensam isto de mim! mas eu sou o sem noção mais feliz do mundo por ter vivido esta época.
Saudades Saudades!

Lybetha disse...

Poxa... vivi 6 anos com um h que conheci no IRC. Foi uma linda historia de amor. E, assim como o IRC acabou...

Raphael Dourado disse...

Brasnet ainda dá saudades.

Periquito disse...

Muito legal ter conhecido o IRC.
Foi nela que conheci a Internet.
Eu acessava na casa do meu vô depois da meia noite para não gastar pulso telefônico e ficava até os passarinhos cantarem. Ele tinha um Pentium 100mhz com um modem de 36,6kbps, era o top na época, o navegador era o Netscape Navigator com o windows 95.
Lembro que o pessoal do canal colocava alguns sinais antes do Nick para ficar sempre os últimos da lista. Meu apelido na escola era Jesus e quando escolhi meu Nick na Brasnet coloquei }Jesus{ "Chave ao contrario" e calhou do meu Nick ser sempre o ultimo da lista do cana #Brasil. Depois de alguns tempo o pessoal começou a usar varias chaves ao contrario pra tentar ser o ultimo da lista.
Pode ser uma coisa besta, mas sempre vou lembrar que foi eu lancei essa coisa do Nick.
Muitas boas lembranças que guardarei pra sempre no IRC. Obrigado aos criadores por deixar eu fazer parte de tudo isso.

Larissa R Martins disse...

Conheci o meu marido e mantenho grandes amizades que fiz no IRC.

RFS disse...

Poderia por de volta em....

IRC sim é rede social !!!

Tati Reis disse...

Volta ao irc deveria ter o brasnet, único serv de verdade. Saudade!!! Hj barateou os custo de servidor, tem certeza que não pode voltar a ativar o brasnet aproveitando a campanha volta irc????

www.ibsweb.com.br disse...

Está havendo campanhas de volta ao Irc, os servidores baratearam e acredito que é possível transformar ele em uma "fênix". Sugiro rever a possibilidade de reativar. Se desejar talvez eu possa ajudá-lo, entre em contato. Grato. ibsweb@ibsweb.com.br ou www.site7dias.com.br

Unknown disse...

Rapaz, realmente eu lamento mas tecnologia é assim mesmo , o que não se atualiza, acaba ficando para trás, nesta rede conheci vários amigos, fui a vários IRCONTROS, e também , fiquei varias noites sem ir dormir, chorei , sorri, e muitas emoções eu vivi, uma delas foi a minha esposa que conheci, foi la em uma clicada que nos conhecemos e hoje estamos a 8 anos juntos, 1 ano de casados.

A você dedico essa mensagem de um cara que ja ma BANIU, heheh , mas que a todos nós fez parte nem que seja por 1 minuto da nossa vida de internauta.

Abraços

MORENORJ

Suzana Gutierrez disse...

Hoje me deu saudade deste tempo em que a internet era mais divertida e inteligente.
Abraço

Suzana ou SusieQ. (ircop da Conesul)
Op #ajuda #brasnet

Ou, nas horas de 'scriptar':
RuNNer

Unknown disse...

Nao cheguei a conhecer a Brasnet mais me emocionei a ver as palavras de vcs tenho certeza q o Mauritz chorou ao ver essas palavras pow queria eu estar junto conhecendo pessoas como vcs Mauritz vc tem uma legiao de fãs vc e bem querido devi ser uma grande pessoa vlw galera abraços by_fofito

Unknown disse...

Mauritz vc devi ser uma grande pssoa fiquei emocionado ao ver tanta palavras bonitas queria eu vive essa emoçao de estar no tempo da brasnet vim saber uq era ser um hacker agora pouco mais vi q vc tem muitos amigos volta a red eum dia tenho certeza q todos voltara vlw

Unknown disse...

Nao cheguei a conhecer a Brasnet mais me emocionei a ver as palavras de vcs tenho certeza q o Mauritz chorou ao ver essas palavras pow queria eu estar junto conhecendo pessoas como vcs Mauritz vc tem uma legiao de fãs vc e bem querido devi ser uma grande pessoa vlw galera abraços by_fofito

Pedro Oliveira disse...

Saudades da rede! Até os dias de hoje faz muita falta! :(

Pedro Oliveira disse...

Saudades da rede! Até os dias de hoje faz muita falta! :(

Unknown disse...

Olá, sou Strauji, apesar de ser jovem, conheço o IRC, uso uma rede chamada Mibbit, sempre me perguntei por que é tão difícil achar uma rede "grande" como tal brasileira, li a historia da Brasnet e vi que é muito maior(rsrsrs) e tenho interesse em ajudar, no que for possível, para torna-la disponível para as gerações futuras,tenho um pouco de experiencia em programação, e se for preciso farei até campanha para ajudar. o que acha?... Espero não ter chegado tarde.

GataDeRua disse...

Oi, Mauritz.

Até hoje sinto muita falta da BrasNET!!!!! Foi minha 'companheira' por anos! Hoje existe um arremedo de IRC nacional... lamentável. Saudades... muitas!

Espero que você esteja muito bem! :o) Feliz como muita gente um dia duvidou que pudesse estar.

Na minha opinião, esse seria o melhor troco que a vida poderia oferecer: felicidade!

Beijo e grata por tudo!

Silvia (GataDeRua)

Unknown disse...

Ainda lembrando os ótimos momentos, grandes amizades e até amores na Brasnet. Foi bom demais ter conhecido tantas pessoas boas e ter passado muitas madrugadas, natal, passagem de ano, sempre conectado nos #canais. Nostalgia total.

Abraços a todos amigos que conquistei no mirc!

Tercini_NP

Lyma disse...

Até hoje ainda acesso IRC na irc.freenode.net mas a lacuna que a BrasNET deixou jamás será preenchida!

Unknown disse...

Saudades =)

Nightdep disse...

Eu nunca cheguei a saber quem era o idealizador da brasNET, mas hoje, relembrei todas as amizades que tive por causa deste servidor. Hoje vejo, como era incrível, fazer o login utilizando comandos, pedir voice, falar com ircops, pedir pra ser OP de um canal ( ter o @ na frente do nick), enfim, há 12 anos atrás fiz amizades que marcaram minha história, momentos muito bons. Muito obrigado Mauritz, por ter me proporcionado tanta alegria.

Alex Muniz

dc7Web disse...

Olá

Brasnet tem planos para voltar ter o acesso ao mIRC ?

Unknown disse...

Em 2016 relembrando os velhos tempos de IRC.

Conde Palatino PaKiToO VII disse...

Pode entrar ORKUT, MSN, FACEBOOK, SNAPCHAT, não adianta! o IRC e a BrasNET são eternos, tenho muitas saudades do IRC, nenhuma "rede social" foi como foi o IRC e a BrasNET, Bons momentos, que TALVEZ, não voltem nunca mais! Levo amizades que construi no IRC para uma vida inteira!

#VoltaBrasNET
#VoltaIRC
#PorraMauritz (Involuntariamente, você fez parte da minha adolescência, de bons momentos que ficarão pra sempre na minha memória)

Unknown disse...

Oi para todos..me lembro como se fosse hoje, o ano era de 97 eu tinha 15 anos era um garoto mediocre, estudava so pra passar de ano, solto no meio da rua e nesse ano ganhei um computador de meu pai, pois achava ele que eu não iria prestar na vida. Nesssa época ganhar um computador era demais somente eu na vizinhança inteira tinha um computador. O mundo da internet era novo coisa nova isso me fascinou. Época do cometa Hale Bopp ver no céu a olho nu e visualizar na internet fotos tiradas no mundo todo. Comprei uma revista nas bancas por q queria saber como era usar internet e lá falava do MIRC..paixão a primeira vista me viciei logo de primeira aquele sonzinho da internet discada quando conectava.. Depois q fui tomando gosto pelo MIRC passava horas e tendo cuidado nos horários por causa da conta telefónica. De estudante q só ia pro colégio pra da gosto pro meu pai..passei a me interessar pelos estudos e a querer usar o MIRC e não perdia mais tempo na rua.. meus amigos do bairro, da rua agora eram os do MIRC. Assistia aula, chegava em casa, os proprios amigos de aula, tb usavam MIRC. Tirava dúvidas no MIRC, encontro, namorada tudo pelo MIRC. O computador, a internet e o MIRC me tornaram um bom HOMEM CIDADÃO PAI E REALIZADO NA VIDA.

Roger disse...

Nem sei se você vai ler isso aqui, mas eu acho que eu tinha a obrigação moral de te agradecer, Mauritz, pois foi por conta de seu trabalho que eu vivi momentos muito felizes.

A Brasnet me ajudou a resolver problemas em relação a minha sexualidade e me proporcionou conhecer algumas pessoas muito bacanas, não tenho mais nenhuma delas presentes em minha vida, mas o que eu vivi naquela época não tem preço.

Indiretamente você fez parte da vida de muita gente. Eu não sei você, mas eu acho isso fantástico.

Muito obrigado!

calvin disse...

Saudades da BRASnet.. :~

Unknown disse...

Quase dez anos depois. Por ande anda, Mtz? Seria legal rolar um update sobre sua vida. Se envolveu em mais algum projeto na internet? Muita gente ainda se lembra com carinho dessa época saudosa da internet brasileira.

akick@brasnet.org

Unknown disse...

Primeiramente obrigado Mauritz, BRASnet pelo que fizeram.
O IRC foi o melhor meio de comunicação que tinhamos na epoca.
Hoje as redes se trasformaram em aplicativos, os canais em grupos e os desktops e notebooks viraaram smartphones, tablets...
@ viraram administradores, etc etc.. enquanto algumas coisas demoram milhoes de anos para evoluir, essa foi em alguns anos... e pra mim os melhores...
Valeu BRASNet

Abraços para #Cariri, #Natal, #Caceres, #IRC
Valeuu

[]s

/quit Tks

by skipe

obs: ate hj uso meu nick (skipe) para usAR em emil etc.
since: 2000

Gerardo Azevedo disse...

Bacana o depoimento do Mauritz e de todos os outros contemporâneos de MIRC, frequentei a Brasnet de 1998 a 2003, sempre muito assíduo e conheci muita gente, fui @(operador) do #ceara, #recife (logo após a migração Brasirc - Brasnet), #maranhao (mesmo caso do recife), #natal e de vez em quando no #brasil (quando o Deco tava meio sufocado) fui Ircop da Secrelnet, Baydenet e Fortalnet todas da minha cidade natal, Fortaleza, e IRCadmin da Secrelnet até entrar em uma briga bizarra e infantil com o então todo poderoso e intocável Fabulous (nunca o conheci e nem sei de seu paradeiro) e perder esse "status". Enfim, a Brasnet foi vital na minha transição adolescente-adulto. Alguns relatos hilários dessa época por exemplo, que na época do colegial ser @ do #ceara (maior canal de minha cidade e um dos maiores do país) era sinônimo de extrema popularidade, chegando a me divertir quando outros usuários que eu nunca tinha visto me abordavam na escola ou em shoppings da cidade onde aconteciam os IRContros para falar comigo e perguntar se de fato eu era eu mesmo, que para quem não sabe era encontros organizados de vários canais em shoppings da cidade.
Fica então essa lembrança impagável dos inúmeros acontecimentos desse tempo, dos amigos que passaram e principalmente os que se perpetuaram e o parabéns pela equipe que desenvolveu isso. Grande abraço a todos. Meu nick era meu nome mesmo: Gerardo

Unknown disse...

E vai fazer 10 anos do fim da BRASnet, que saudade que bate!

pilha - #Rio

Tiago Candeco disse...

Bom dia meu amigo
Há interesse de reativar a Brasnet?
Passados todos esses anos e com as tecnologias de hoje acredito que seria uma boa fazer um projeto para reativar a brasnet
Que acha?

Tiago Candeco disse...

Pessoal

Todos nós sentimos saudades da rede, com a tecnologia de hoje podemos juntos colocá-la em atividade novamente. Que acham?
Quem estaria disposto a pegar esse projeto?
IRC sempre foi a melhor rede social de todas e com os recursos que temos hoje podemos reinventar o IRC.
Alguém topa encarar esse projeto?

Unknown disse...

Incrível. Eu não havia lido esse post ainda.
E me bateu uma tristeza.
Comecei usar o mIRC na Rede Brasil e depois acompanhei de perto a integração dela à BRASNET.
Sempre digo que minha melhor época na internet, foi quando usava o mIRC.
Resisti por muito tempo ao MSN e afins, mas infelizmente não teve alternativa.
Enfim... grandes tempos, onde fiz ótimos amigos e muitos mantenho até hoje.
Vida que segue.

MAXPRO
#marilia e outros canais.

Se alguém aqui lembra-se de mim, fique à vontade pra entrar em contato via e-mail: maxpro@gmail.com

[]s e :*

Unknown disse...

Não tem como ler e não chorar, lembro-me de quando conheci, eu entrava e perguntava alguém da minha cidade nessa sala, os mais velhos me repreendiam, sala não, isso daqui é um canal. Quanta nostalgia, feliz de ter vivido essa época.

Unknown disse...

opaa

bons tempos, 10 anos depois, ainda fica saudades!!!

Unknown disse...

Grande Mauritz,

também estava nesse inicio, e trocamos ideias e lincamos BOT´s e Servers... Era da época da EFNET e DALNET, onde ajudava o Rocket a manter o canal #Brasil, onde também conheci o XShadown e toda a turma...

Atendia pelo Nickname de Corsario e tive meu provedor linkado na dalnet, brasirc e brasnet;

Grande Abraço... perdi o contato com a turma.

Ana Mendonça disse...

Ola, pessoal!
Mais uma saudosista!
Passados tantos e tantos anos e ainda deixando saudade em tantas pessoas, não é oportuno
- diante da popularização e uso natural da internet como meio de socialização - fazer renascer o IRC? Claro que demandaria um bom trabalho para trazer ao conhecimento da nova geração. Estamos a mercê de apenas o Batepapo Uol, que, alpem de pago quando as salas estão cheias, é muito limitado o chat em site. Saudade dos scripts e tantos recursos legais.
Vamos reviver, gente!

Abraço a todos,
Ana

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 551 de 551   Recentes› Mais recentes»